×
Banana
Setembro 10, 2020
BANANA/CEPEA: Envios ao Mercosul recuam em agosto
Mesmo assim, volume embarcado ainda é superior ao do mesmo mês de 2019

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Envios ao Mercosul recuam em agosto Ver fotos

Piracicaba, 10 – Em agosto, as exportações brasileiras de banana ao Mercosul recuaram 42% em volume frente a julho, totalizando apenas 3,9 mil toneladas, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O ocorrido pode estar relacionado ao clima mais frio nos principais estados exportadores, como Santa Catarina, o que acabou afetando a produção e a qualidade no período – vale lembrar que o estado catarinense foi, anteriormente, afetado pela passagem de um ciclone extratropical.

Porém, mesmo com essa queda em comparação com o mês anterior, a quantidade enviada ao bloco sul-americano foi 43% maior frente a agosto/19. Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram que este cenário se deve a três fatores: às condições adversas à produção em alguns países concorrentes, como Bolívia e Paraguai – que atuam principalmente no mercado argentino, tornando-o mais atrativo–, à encomenda de bananas de outras localidades por alguns produtores e/ou distribuidores de SC e ao aumento dos envios por parte de outros estados brasileiros.

Destaca-se que, no último mês, enquanto o volume exportado por Santa Catarina ao Mercosul recuou 13% frente a agosto/19, houve aumento de 409% dos envios de São Paulo, 283% nos do Rio Grande do Sul e 220% nos do Paraná, na mesma comparação.

UNIÃO EUROPEIA – Diferentemente do Mercosul, que tem se mostrado como uma ótima alternativa ao escoamento da banana nacional, as exportações à União Europeia têm deixado a desejar. Em agosto, os embarques da fruta ao bloco europeu recuaram 21% em volume frente a julho/20 e 5% em relação a agosto/19, somando apenas 382 toneladas, segundo a Secex – sendo que 84% dessa quantidade se destinou à Espanha.

Contudo, agentes relataram que a queda nos envios já era esperada, devido à redução no volume de contratos internacionais e da demanda interna por frutas de boa qualidade, o que tem favorecido o comércio doméstico das bananas do Rio Grande do Norte/Ceará.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
Cepea
comércio internacional de banana
envios de banana ao Mercosul
exportações de banana
exportações de frutas
HF Brasil
perspectivas para exportações de banana
produção de banana