×
Banana
Novembro 29, 2022
BANANA/CEPEA: Em novembro, preços da nanica recuam
Aumento da oferta em MG e em SP impacta cenário

Por Patrick Rechi Berquó, Guilherme Alves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Em novembro, preços da nanica recuam Ver fotos

Piracicaba, 29 – Ao contrário do esperado inicialmente, a oferta da banana nanica aumentou em algumas regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea em novembro, o que pressionou as cotações. No Norte de Minas Gerais, por exemplo, a variedade de primeira qualidade foi vendida na média de R$ 2,87/kg, queda de 15% em comparação a outubro.

O ocorrido se deve às condições climáticas benéficas ao cacheamento, como pluviosidade e temperatura adequada, sobretudo no Norte de Minas Gerais. No Vale do Ribeira (SP), também houve um aumento de disponibilidade da nanica, mas bem inferior ao da região mineira. Vale ressaltar que esse momento ainda não foi considerado “safra” de nanica, pois essa deve ocorrer apenas no ano que vem; e problemas de qualidade ainda foram observados, já que frutas de “inverno” ainda foram ofertadas.

Para dezembro, espera-se contenção do volume de nanica e melhor qualidade, com maior disponibilidade de frutas de “verão”, que são caracterizadas por uma casca mais clara e atrativa ao consumidor. Porém, o mercado institucional deve se enfraquecer, especialmente o escolar – importante destino da banana nacional –, devido às férias.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
banana nanica
cotação
demanda
ferias
nanica
Norte de Minas
oferta
preço
qualidade
Vale do Ribeira