×
Banana
Novembro 4, 2020
BANANA/CEPEA: Cotação parcial da nanica supera a média de 2019 na Ceagesp
Clima afeta o fornecimento da variedade

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Cotação parcial da nanica supera a média de 2019 na Ceagesp Ver fotos

Piracicaba, 04 – Na parcial do ano (janeiro a outubro), o preço médio da banana nanica de primeira qualidade é de R$ 37,45/cx de 22 kg na Ceagesp, valor 9% superior ao do mesmo período de 2019. Isto porque, apesar da quarentena da covid-19, que – nos momentos mais críticos – afetou o funcionamento de pequenos comércios, restaurantes, feiras, entre outros serviços de alimentação, importantes compradores da fruta no entreposto, a entrada da variedade esteve mais controlada no correr de 2020.

De acordo com agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, este cenário se deve aos entraves climáticos, que afetaram a produção nas principais regiões fornecedoras de nanica, como Vale do Ribeira (SP) e Norte de Santa Catarina. O ano começou com seca nestas duas praças, sendo que, no norte catarinense, ainda ocorreu a passagem de um ciclone, meses depois. Assim, nem mesmo o pico de safra, para o primeiro semestre, apresentou o volume esperado.

Para os próximos meses, atacadistas esperam que os preços da nanica sigam em alta, devido à baixa oferta e à retomada gradual das atividades comerciais e de serviços não essenciais. Porém, ainda têm receio quanto à capacidade do mercado consumidor em suportar grandes aumentos. Por isso, os reajustes estão e devem continuar sendo realizados com cautela.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Ceagesp
Cepea
ciclone em SC
clima afeta produção de banana
cotação da banana nanica
HF Brasil
oferta de nanica
preços de banana
preços de nanica
volume de nanica na Ceagesp