×
Banana
Novembro 14, 2018
BANANA/CEPEA: Como ficará a bananicultura no Vale do Ribeira?
Fortes vendavais destroem bananais na região paulista

Por Rodolfo Hackmann e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Como ficará a bananicultura no Vale do Ribeira? Ver fotos

Piracicaba, 14 – Como noticiado anteriormente, a região do Vale do Ribeira (SP) foi atingida por fortes vendavais no início de novembro, os quais derrubaram parte dos bananais. Como resultado, produtores paulistas relataram grandes prejuízos.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as plantações mais afetadas deveriam ser colhidas na “safra” de nanica – a qual ocorreria entre dezembro/18 e janeiro/19. Assim, um menor volume deverá ser observado nesta temporada, fator que poderá favorecer os preços (mesmo que sejam insuficientes para recuperar os danos). A estimativa é de que os prejuízos totalizem R$ 8,5 milhões, desfavorecendo ainda mais os bananicultores da região.

O impacto deste evento poderá trazer consequências, ainda, para a próxima colheita – já que as frutas não terão o mesmo tempo de maturação, resultando em menor qualidade. Além disso, as plantas, que ficaram com poucas folhas nos pés, estão sendo retiradas. Este cenário, por sua vez, poderá favorecer a comercialização de outras praças concorrentes.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
HF Brasil
preço banana
prejuízos do vendaval
qualidade prejudicada
queda de bananais
ventania no Vale do Ribeira (SP)