×
Banana
Maio 24, 2023
BANANA/CEPEA: Como deve ficar a oferta em junho?
Frio atrasa "engorda" de nanica

Por Guilherme Alves e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Como deve ficar a oferta em junho? Ver fotos

Piracicaba, 24 – Junho já está chegando, e agentes da bananicultura brasileira já querem saber: como deve ficar a oferta de banana no período? Para a nanica, o reflexo da diminuição de adubação do último ano, devido ao elevado custo dos insumos, ainda está sendo sentido.

A oferta da variedade, que já deveria aumentar em maio, está crescendo, mas gradualmente. Somado a isso, o clima frio também impede um aumento mais expressivo de volume, visto que desaceleram a “engorda” do fruto, sobretudo no Norte de Santa Catarina e no Vale do Ribeira (SP).

Assim, a disponibilidade da nanica em junho, segundo produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea, deve crescer, mas não em grandes proporções. Bom Jesus da Lapa (BA) é uma das regiões em que a oferta tende a aumentar em maior nível.

Para a prata, o aumento no volume tem sido significativo em Delfinópolis (MG), mas segue lento no Norte de Minas Gerais. Assim, não se espera excesso de oferta ainda em junho. Espera-se que o aumento da disponibilidade da variedade seja mais espaçado nos próximos meses.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
adubação
banana
Bom Jesus da Lapa
clima
custo
delfinopolis
frio
nanica
norte de MG
norte de santa catarina
oferta
prata
Vale do Ribeira