×
Banana
Agosto 21, 2020
BANANA/CEPEA: Clima volta a afetar produção no Norte de SC, agora com granizo e frio
Entraves climáticos restringem oferta na região

Por Leonardo Caires e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Clima volta a afetar produção no Norte de SC, agora com granizo e frio Ver fotos

Piracicaba, 21 - No último fim de semana (14 a 15/08), fortes ventos e granizos atingiram algumas localidades do Norte de Santa Catarina, que já tinham sido afetadas pelo ciclone extratropical em julho. Apesar dos impactos não serem tão extensos quanto a intempérie anterior, causou muitos danos nos municípios atingidos.

Segundo agentes, a maior parte das bananeiras que estava em brotação sofreu intensa desfolha, e os cachos próximos ao ponto de colheita apresentam pontuações de cor escura, devido ao impacto do ventos e granizo, o que reduziu drasticamente qualidade e valor comercial das frutas. Também foram relatados danos em estruturas – como galpões de pós-colheita e sedes administrativas de fazendas.

Após esses fenômenos, uma forte massa de ar polar se estabeleceu na região, derrubando as temperaturas nos últimos dias. Diante desse cenário, produtores acreditam que a oferta de banana nanica, que já estava reduzida, deve se manter restrita durante um longo período, devido às recentes intempéries, impedindo a plena recuperação das áreas produtivas. Diante da baixa oferta, a banana nanica de primeira qualidade foi vendida por R$1,20/kg, valor 3% superior que na semana anterior.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
baixa oferta
banana nanica
Cepea
fortes ventos
granizo
HF Brasil
norte de santa catarina
preço de banana
produção comprometidade
valorização da nanica