×
Alface
Dezembro 15, 2020
ALFACE/CEPEA: Safra de verão 20/21 se inicia
Apesar de ainda lento, mercado tem se mostrado mais positivo frente a 2019

Por João Diogo, Maria Julia Ramos e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Safra de verão 20/21 se inicia Ver fotos

Piracicaba, 15 – Dezembro é o mês em que se inicia a safra de verão 2020/21 de alface. Neste começo de temporada, o ritmo de colheita ainda está reduzido nas praças produtoras acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. Isto porque, devido à baixa capitalização e demanda fraca, os produtores ficaram receosos e o plantio para este início foi afetado. Além disso, a estiagem, entre setembro e outubro, também dificultou os preparativos e limitou as atividades nas lavouras.

Segundo os colaboradores do Hortifruti/Cepea, o controle de oferta se mostrou necessário, já que, com a proximidade das festividades de final de ano, o mercado consumidor dá preferência a outros produtos, mais comuns nesta época. Na parcial deste mês (até o dia 10/12), o preço médio das alfaces em Mogi das Cruzes, de R$ 0,74/unidade, recuou 3,34% quando comparado aos valores da última quinzena de novembro.

Mesmo com a leve desvalorização, os valores são 19,6% superiores aos do mesmo período do ano passado – cenário que reafirma que, mesmo com os impactos negativos, o controle da oferta foi o principal fator responsável por garantir a capitalização dos produtores que se mantiveram na cultura, recuperando-se parcialmente dos períodos de baixa ao longo de 2020.

Com os recentes indícios de recuperação do mercado de folhosas, produtores passaram a ampliar a área, a fim de disponibilizar mais produtos em janeiro – mês em que as altas temperaturas devem estimular o consumo. Quanto às perspectivas para esta temporada de verão, alfacicultores esperam que seja melhor que a última, permitindo bons retornos.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
área de alface
Cepea
colheita de alface
demanda
HF Brasil
mercado de alface
oferta de alface
preços de alface
safra de verão de alface