×
Alface
Fevereiro 19, 2019
ALFACE/CEPEA: Rompimento da barragem afeta produção em MG
Riscos de contaminação e escassez de água preocupam produtores

Por Isabela Camargo e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Rompimento da barragem afeta produção em MG Ver fotos

Piracicaba, 19 – Mais de três semanas após do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), produtores de Mário Campos, região localizada a 25 km da área afetada, estão enfrentando problemas com falta de água. Os resíduos atingiram diversos mananciais, dentre eles o Rio Paraopeba, responsável por abastecer grande parte dos produtores de alface. Além disso, há risco de contaminações nos solos e no abastecimento de água, o que deve dificultar a produção nas cidades do entorno.

Em decorrência disso, as atividades foram paralisadas em muitas hortas e a oferta das folhosas ficou bastante escassa, acarretando em compras de mercadorias do Rio de Janeiro para abastecer a região mineira. Produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea relatam que os prejuízos decorrentes da tragédia são grandes.

Além disso, há dificuldade na padronização de preços de comercialização das alfaces – os quais, em sua maioria, são baseados nos valores dos mercados do RJ. A perspectiva futura é de que os preços permaneçam elevados, tendo em vista que os problemas não devem ser sanados rapidamente e considerando-se a redução da área destinada às alfaces.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
Brumadinho
Cepea
perspectivas
preços de alface
produção de alface
rompimento da barragem afeta produção de alface
rompimento da barragem de Brumadinho