×
Alface
Abril 24, 2020
ALFACE/CEPEA: Roças paulistas têm boa produtividade; preços ainda recuam
Maior volume e demanda retraída tem impacto negativo na rentabilidade do produtor

Por Maria Julia Ramos e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Roças paulistas têm boa produtividade; preços ainda recuam Ver fotos

Piracicaba, 24 - Nesta semana (20 a 24/04), as alfaces apresentaram nova desvalorização nas regiões paulistas de Mogi das Cruzes e Ibiúna (SP). O motivo foi a maior produtividade – devido ao clima favorável para o desenvolvimento dos pés – e ao baixo consumo, como um dos reflexos da situação da pandemia.

Por causa das baixas nas últimas semanas, a mão de obra é cada vez mais reduzida aos produtores maiores; os pequenos seguem com cautela (poucos funcionários param e/ou são de agricultura familiar. Os planos para redução de área da safra de inverno estão cada vez mais intensos, inclusive de produtores menos afetados, que contam com comercialização direta e garantida para supermercados e sacolões.

Quanto à preparação das áreas para o plantio, produtores não pretendem mudar, por enquanto, a quantidade de insumos.  Na região de Ibiúna, a cotação média da crespa foi de R$ 6,55/cx com 20 unidades, queda de 14,94% nesta semana em comparação com a passada. Já em Mogi das Cruzes, a desvalorização da americana foi de 10,27%, com cotação média de R$ 1,28/cx com 12 unidades.

Para maio, o clima (frio e seco) deve continuar favorecendo a produção de folhosas e ainda há incertezas das novas medidas que serão adotadas quanto à redução do distanciamento social, o que pode manter os preços em baixos patamares. 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
coronavírus alface
cotação da alface
cotação das folhosas
folhosas
preço da alface
preço das folhosas