×
Alface
Agosto 6, 2019
ALFACE/CEPEA: Rentabilidade é positiva em SP e RJ
Boa qualidade e menor descarte são os motivos

Por Isabela Camargo e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Rentabilidade é positiva em SP e RJ Ver fotos

Piracicaba, 06 – Os baixos preços registrados em julho, em conjunto com a demanda fraca no período, refletiram em sucessivas desvalorizações das alfaces nas praças paulistas de Mogi das Cruzes e Ibiúna e na região serrana de Teresópolis (RJ). Mesmo com a queda nas cotações, a oferta (ainda que crescente) foi reduzida, devido à menor área plantada – gerando rentabilidade positiva para as regiões.

Em Ibiúna, o preço médio da crespa, em julho, foi de R$ 9,83/cx com 20 unidades, valor 7,28% superior ao valor de custo. Em Mogi das Cruzes, a rentabilidade da americana também foi positiva (20,93%), com cotação média de R$ 12,50/cx com 12 unidades. Os cenários favoráveis foram motivados pela redução dos custos de produção – devido à menor incidência de doenças, ao menor volume descartado e à oferta mais controlada (por conta da redução do plantio).

Já em Teresópolis (RJ), a proliferação de esclereotínia (mofo branco), comum no período, gera excessivo volume de perdas e, consequentemente, preços baixos. Porém, neste inverno, a doença está bem controlada, o que também influenciou nas melhores rentabilidades: positivas em 74% para a crespa e em 26% para a americana.

Para agosto, a tendência é de que as vendas se elevem um pouco, por conta do retorno das aulas. Contudo, a boa produtividade esperada pode continuar limitando as cotações.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
Cepea
cotações
custos de produção de alface
descartes
perspectivas
preços de alface
produção de alface
rentabilidade aos produtores de alface