×
Alface
Abril 5, 2019
ALFACE/CEPEA: Produção melhora, preços caem
Menor volume de chuvas impactou positivamente na produtividade

Por Isabela Camargo e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Produção melhora, preços caem Ver fotos

Piracicaba, 05 - Durante esta semana (1° a 05/04), a produção de alfaces aumentou nas regiões de Mogi das Cruzes e Ibiúna (SP). Isso ocorreu em função do baixo volume de chuva acumulado na semana para ambas as regiões, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea.

Desse modo, houve redução da procura paulista pelas folhosas da região serrana do Rio de Janeiro. A qualidade das alfaces, antes prejudicadas pelas chuvas, também segue melhorando nas lavouras, com normalização do tamanho dos pés colhidos e pouca incidência de bacterioses.

Dessa forma, com a maior produtividade, os preços caíram: a crespa em Mogi das Cruzes, teve variação negativa de 27,66% em comparação com a semana passada, sendo cotada a R$ 21,40/cx com 20 unidades. É válido ressaltar, no entanto, que apesar da maior oferta durante esta semana, a quantidade não deve se elevar tanto, por ora, devido ao maior ciclo de desenvolvimento das folhosas – derivado do aumento da amplitude térmica entre o dia e a noite (comum nesta temporada).

Para a próxima semana, é esperado um acumulado de 120 mm de chuvas para Ibiúna, e 105 mm em Mogi das Cruzes, de acordo com a Climatempo. O elevado índice pluviométrico pode impactar na produtividade no campo, resultando, novamente, na falta de alfaces para a região paulista.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
chuvas
clima
cotação
preços
produção