24/08/2018

ALFACE/CEPEA: Preços sobem apenas no RJ

Perdas são grandes na região

Por Isabela Camargo Gonçalves e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
ALFACE/CEPEA: Preços sobem apenas no RJVer fotos

Piracicaba, 24 - As alfaces permaneceram valorizadas em Teresópolis (RJ) durante esta semana (20 a 24/08). A região fluminense é a única dentre as que o Hortifruti/Cepea acompanha que teve cotações mais elevadas nos últimos dias. O principal motivo da elevação foi o alto volume de chuvas na região no início de agosto, que resultaram em um grande volume de perdas. A qualidade das folhosas ainda não está recuperada; produtores relataram casos de podridão-mole na maioria dos pés.

Dessa forma, com menor quantidade de produto disponível, produtores estão tendo que antecipar a colheita, ou seja, estão tirando os pés antes do tempo ideal – gerando a comercialização em tamanhos menores do que o padrão – a fim de conseguir atender a demanda. Segundo colaboradores consultados, a falta de mercadoria também é explicada pela redução do plantio durante o mês de julho, por conta do baixo escoamento e baixos preços na época. Assim, a alface crespa teve média de R$ 9,78/cx com 18 unidades, alta de 22,74% em relação à semana passada. A lisa, teve aumento de 10,91%, sendo cotada a R$ 10,17/cx com 12 unidades. A expectativa para a próxima semana (25 a 31/08) é de tempo seco na região, o que pode elevar a oferta e diminuir, assim, os preços futuros.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: alface, Cepea, chuva, cotações, HF Brasil, preço, rj

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui