×
Alface
Março 27, 2019
ALFACE/CEPEA: Preços devem ser positivos em abril?
Chuvas dificultam colheita em março

Por Isabela Camargo e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Preços devem ser positivos em abril? Ver fotos

Piracicaba, 27 – Com o elevado volume de chuva registrado no estado de São Paulo nas últimas semanas, a oferta e a qualidade das alfaces foram afetadas. De acordo com colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a partir da segunda quinzena de março, boa parte das lavouras estava alagada (devido à presença de represas e mananciais nas proximidades), impossibilitando a colheita.

Com isso, o ciclo das alfaces também foi afetado, gerando atraso no crescimento e no desenvolvimento dos pés. Assim, a colheita estava sendo realizada antes do período ideal. Neste cenário, os preços "foram às alturas": a crespa teve média parcial (1° a 22/03) de R$ 26,94/cx com 20 unidades, em Ibiúna, alta de 8,3% frente a fevereiro.

Porém, com a expectativa de normalização das condições climáticas em abril – menores volumes de chuva e temperaturas mais amenas –, a produtividade pode voltar ao normal, elevando a quantidade de produtos no mercado. Consequentemente, os preços tendem a cair. Mas, ainda assim, abril deve se iniciar com bons resultados em comparação aos demais anos.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
Cepea
clima
colheita
cotação
impacto das chuvas na produção de alface
preços de alface
produção de alface