17/09/2018

ALFACE/CEPEA: Mercado de mudas pode se aquecer nas próximas semanas

Chuvas amenizam escassez hídrica em SP

Por Isabela Camargo e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
ALFACE/CEPEA: Mercado de mudas pode se aquecer nas próximas semanasVer fotos

Piracicaba, 17 – Durante os meses da safra de inverno, as vendas de mudas ficaram abaixo do esperado por viveiristas na região de Mogi das Cruzes (SP). Contudo, a comercialização pode voltar a se aquecer nas próximas semanas.

O principal motivo do baixo escoamento foi o preço pouco atrativo das mudas – em razão da elevada oferta e do clima frio, característico da época. Porém, ainda que os valores permaneçam baixos, o problema da escassez hídrica pode ser amenizado nas próximas semanas, contribuindo para o plantio e melhor desenvolvimento dos pés.

Isso, porque foram registradas precipitações entre o final da segunda semana de setembro e início da terceira (14 a 17/09), cenário que deve colaborar para maiores níveis de água nos reservatórios da região, amenizando a escassez hídrica local. Com o maior índice pluviométrico, muitos produtores que haviam reduzido a produção devem voltar a plantar, melhorando gradativamente o mercado de mudas durante o mês.

Além disso, as temperaturas mais elevadas – devido ao início da primavera – podem impulsionar a demanda e, consequentemente, valorizar as alfaces.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: alface, Cepea, chuvas em SP, escassez hídrica em SP, mudas de alface, vendas de alface em SP

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui