×
Alface
Julho 6, 2020
ALFACE/CEPEA: Inverno se inicia, mas rentabilidade em SP é positiva
Após sucessivas quedas, preços reagem em junho

Por Maria Julia Ramos e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Inverno se inicia, mas rentabilidade em SP é positiva Ver fotos

Piracicaba, 06 – Após sucessivas quedas nos preços desde o início da pandemia, em meados de março, as alfaces se valorizaram no decorrer de junho nas praças de Mogi das Cruzes e Ibiúna (SP). Isso porque, com a redução da oferta – ocasionada pelo menor volume plantado e pelo atraso no ciclo de desenvolvimento, devido ao clima frio –, a quantidade de mercadoria destinada à comercialização foi reduzida, mitigando sobras e descartes.

Em Mogi das Cruzes, o aumento dos preços foi de 24% para a crespa, cotada a R$ 0,94/unidade, gerando rentabilidade positiva em 31%. Apesar destes bons resultados, os produtores continuam cautelosos – ainda mais após um verão difícil, que dificultou a capitalização.

Quanto ao transplantio, deve continuar em ritmo mais lento, visto que a comercialização de mudas, em junho, se reduziu em relação a maio. Neste cenário, a cautela dos produtores no que diz respeito ao plantio, está atrelada à baixa procura pelas folhosas, muito devido à pandemia – que tem afetado o consumo de alface, devido à elevada perecibilidade do produto – e, agora, ao clima frio. Sendo assim, em julho, a perspectiva é que a produção permaneça rentável e com menor número de plantios.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
consumo de alface na pandemia
cotação
mercado de alface
oferta de alface em SP
plantio de alface
preços de alface
produção de alface
rentabilidade