×
Alface
Outubro 27, 2020
ALFACE/CEPEA: Estiagem danifica produção e pode limitar safra de verão
Com disponibilidade reduzida em outubro, preços são favorecidos

Por Maria Julia Ramos e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Estiagem danifica produção e pode limitar safra de verão Ver fotos

Piracicaba, 27 – No decorrer deste mês, os impactos da forte estiagem que atingiu o interior paulista se intensificaram. Isto porque, apesar de benéfico para o consumo de folhosas, o clima quente e seco propiciou a proliferação de pulgão – problema que não era observado há algum tempo na região, nesta intensidade. Porém, segundo produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a infestação foi controlada e não afetou significativamente a oferta de alface.

Além deste fato, as dificuldades de irrigação podem prejudicar a qualidade dos pés e impedir o transplantio, reduzindo o volume a longo prazo. Chuvas pontuais, na segunda quinzena deste mês, amenizaram a falta de irrigação, "lavando" as pragas de clima seco e mantendo o aspecto dos pés inalterado – mesmo assim, as precipitações não foram suficientes para encher os reservatórios.

Com isso, produtores se mostram cautelosos quanto à área para o verão, prática que deveria se intensificar em outubro. O reflexo deste receio está na comercialização de mudas: o volume negociado na parcial de outubro deste ano está 26,9% inferior ao do mesmo período do ano passado. Assim, a disponibilidade de alface nas roças paulistas esteve reduzida durante o mês, favorecendo levemente as cotações, já que a procura ainda não teve aumento expressivo. Na parcial do período (1° a 23/10), o preço médio da americana, em Mogi das Cruzes, é de R$ 0,69/unidade, valor 4,5% superior ao observado em setembro. Em Ibiúna, a mesma variedade tem média de R$ 0,54/unidade, alta de 5% frente ao mês anterior.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
calor em SP
Cepea
consumo
estiagem
HF Brasil
irrigação
oferta de alface
produção de alface
pulgão nas roças de alface
qualidade