×
Alface
Maio 5, 2020
ALFACE/CEPEA: Coronavírus impacta significativamente o mercado de folhosas
Em abril, baixa demanda gerou sobras nas roças

Por Maria Julia Ramos e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Coronavírus impacta significativamente o mercado de folhosas Ver fotos

Piracicaba, 05 – A pandemia de coronavírus no Brasil continuou afetando a rentabilidade dos produtores de alface em abril. O preço médio da crespa no mês passado foi 27% inferior ao de março – quando já eram sentidos os primeiros reflexos da doença no País.

Ao longo de abril, os problemas com a demanda, afetada pelo fechamento de alguns estabelecimentos e instituições, como escolas e restaurantes, se intensificaram. Assim, a baixa procura gerou muitas sobras nas roças, levando produtores a incorporar as folhosas ao solo – e, como alternativa para mitigar os prejuízos, reduzir área, ritmos de plantio e, em propriedades maiores, mão de obra.

Vale ressaltar que o clima no período esteve favorável à produção de folhosas, elevando ainda mais a disponibilidade do produto. Apesar de a melhor produtividade resultar em menores gastos com insumos, a cotação média da alface crespa ficou abaixo do custo em Mogi das Cruzes (SP), a R$ 0,55/un – sendo a rentabilidade média negativa, em 13%.

Para maio, o cenário ainda é incerto. Com a proximidade da safra de inverno (junho a dezembro/20), as reduções de área e plantio devem continuar. Além disso, os produtores tendem a ser mais cautelosos quanto à utilização de adubos, sendo que alguns podem utilizar formulações semelhantes, mas com menor custo.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
demanda por alface
impactos do coronavírus na produção de alface
oferta de alface
produção de alface
queda na demanda por folhosas