×
Alface
Março 4, 2020
ALFACE/CEPEA: Comercialização de mudas começa a diminuir
Menor rentabilidade desestimula plantios

Por Maria Julia Ramos e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Comercialização de mudas começa a diminuir Ver fotos

Piracicaba, 04 – Em fevereiro, a comercialização de bandejas de mudas de folhosas registrou leve queda em relação a janeiro. Este cenário indica a redução da área plantada para os próximos meses da safra. Com isso, a oferta e a comercialização de mudas devem ser menores em março.

Além da tradicional redução do plantio a partir deste mês, as cotações inferiores ao esperado para o período também desestimulam tal atividade. Em fevereiro, a crespa registrou preço médio de R$ 0,78/unidade em Mogi das Cruzes (SP), valor 45% abaixo do registrado no mesmo mês de 2019.

Dentre os fatores que impactaram a rentabilidade do produtor em relação ao ano passado estão o aumento da área plantada para a temporada de verão, a boa produção nas lavouras (sem perdas significativas em razão do clima) e a procura mais retraída. Tal cenário estimula a produção de brássicas (como repolho).

Consultados pelo Hortifruti/Cepea, viveiristas acreditam que as vendas de mudas não devem aumentar ao longo da safra de verão, já que, tradicionalmente, o maior consumo se concentra entre janeiro e fevereiro.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
área plantada de alface
Cepea
mudas de alface
preço de alface crespa
produção de alface
rentabilidade
vendas de mudas de alface