×
Alface
Novembro 30, 2020
ALFACE/CEPEA: Chuvas favorecem produção
Além de influenciar positivamente nos preços, clima também beneficia o plantio de verão

Por João Diogo, Maria Julia Ramos e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Chuvas favorecem produção Ver fotos

Piracicaba, 30 – Ao longo deste mês, o volume de chuvas esteve maior no interior paulista, cenário que foi fundamental para determinar o rumo da cultura de alface – não só em novembro, mas também para a safra de verão, com início da colheita previsto para dezembro. No curto prazo, as precipitações mais frequentes refletiram em restrição da oferta, já que a qualidade dos pés foi comprometida em algumas lavouras, devido à ocorrência de doenças (principalmente a "mela"), além de estresse repentino às plantas com o ciclo mais avançado, que estavam "acostumadas" ao desenvolvimento durante a estiagem.

Desta forma, com o volume comprometido, o mês de novembro foi marcado por leve alta dos preços das alfaces, mesmo com a procura ainda fraca – durante as eleições municipais, por exemplo, as compras foram menores, devido ao cancelamento de algumas feiras. O aumento da crespa em Mogi das Cruzes (SP), de 1° a 27/11, foi de 8,48% em relação ao mês de outubro, com média de R$ 15,17/cx com 20 unidades. Em Ibiúna, a mesma variedade teve média de R$ 10,61/cx com 20 unidades, valor levemente superior, em 2,8%, na mesma comparação.

Considerando-se o cenário a longo prazo, produtores estão mais confiantes em relação ao aumento de área para a safra de verão, quando normalmente a demanda por folhosas se eleva e o retorno tende a ser mais positivo. Tal situação pôde ser verificada pelo crescimento da comercialização de bandejas de mudas em relação a outubro. Mesmo assim, agentes continuam receosos quanto aos impactos da pandemia e devem manter a área controlada até o início de 2021.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
Cepea
chuvas em SP
cotação de alface
HF Brasil
oferta de alface
perspectivas para o mercado de alface
preços de alface
safra de verão de alface