×
Alface
Novembro 3, 2019
ALFACE/CEPEA: Após semanas em estabilidade, novembro se inicia com altas em MG
Entenda o que já ocorreu na safra de inverno!

Por Isabela Camargo, Maria Julia Ramos e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Após semanas em estabilidade, novembro se inicia com altas em MG Ver fotos

Piracicaba, 04 – A safra de inverno em Minas Gerais foi marcada pelas preocupações constantes com a falta d’água. Até o início de agosto, a ausência de chuvas na região favoreceu a produção... Porém, em setembro, a situação foi diferente: a estiagem comprometeu o transplantio, irrigação e, consequentemente, a qualidade dos pés ofertados.

No final de setembro, precipitações leves favoreceram a resolução destes problemas, mas não o suficiente para impulsionar as cotações. Entretanto, na última semana de outubro, maiores índices pluviométricos atingiram a região, com presença de granizos localizados. Assim, devido às alterações na oferta, o mercado reagiu: a crespa fechou o mês com preço médio de R$ 8,10/cx com 20 unidades, variação de 24,7% frente a setembro.

Colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram grande perda de qualidade nos produtos da região – alguns perderam sua lavoura – principal fator de aumento nas cotações. A estimativa para o início de novembro é de que o mercado seja abastecido por outras regiões, como Teresópolis (RJ), por conta da falta de produtos. Neste cenário, produtores aproveitam para armazenar água, com o objetivo de garantir um início satisfatório para a safra de verão.

Fonte: hfbrasil.org.br

Em parceria com:

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
Cepea
clima
cotações
estiagem
oferta de alface em MG
preços de alface
produção de alface