×
Alface
Setembro 1, 2020
ALFACE/CEPEA: Após produção ter sido afetada pelo clima, preços de alface podem voltar a subir
Agosto se encerra com cotações em baixa

Por Maria Julia Ramos e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Após produção ter sido afetada pelo clima, preços de alface podem voltar a subir Ver fotos

Piracicaba, 1° – O mês de agosto foi marcado por leve desvalorização das folhosas no estado de São Paulo. A intensificação do frio, apesar de reduzir a produção, inibiu o consumo – fatores que explicam o comportamento do mercado no período. O preço médio da crespa, em Mogi das Cruzes, foi de R$ 0,69/unidade, valor similar ao observado para a mesma variedade em julho. Em Ibiúna, por sua vez, houve desvalorização de 8,33%, sendo o produto comercializado à média de R$ 0,44/unidade.

Na última semana do mês (24 a 28/08), houve maior restrição dos pés nas roças paulistas, já que a ocorrência de geada e as baixas temperaturas favoreceram a incidência de doenças, como "murchadeira" – reduzindo a produção e a qualidade dos pés. Assim, a perspectiva para setembro é de valorização das alfaces, uma vez que, além do menor volume plantado e de parte da produção ter sido comprometida, as condições climáticas tendem a ser mais favoráveis ao consumo. A retomada do funcionamento de serviços de alimentação também deve continuar beneficiando gradualmente o escoamento das folhosas.

Em relação à área plantada, segundo viveiristas consultados pelo Hortifruti/Cepea, a comercialização de mudas, em agosto, foi ligeiramente inferior a julho. Neste cenário, setembro deve ser o último mês do ano com produção de mudas ainda reduzida, já que, em outubro, se iniciam os preparativos para a safra de verão, período em que há maior tendência de vendas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
clima e a produção de alface
geadas em SP
mercado de alface
oferta de alface
perspectiva para o mercado de alface
preços de alface
produção de alface