×
Maio 24, 2018
A MESA DOS BRASILEIROS
HF Brasil participa de evento da Fiesp sobre o futuro do consumo de alimentos

Por Daiana Braga, Lenise Molena, Marina Marangon e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
A MESA DOS BRASILEIROS Ver fotos

Piracicaba, 24 – A equipe da HF Brasil participou ontem do evento “A Mesa dos Brasileiros – Transformações, Confirmações e Contradições”, promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), para lançar a pesquisa (de mesmo nome do evento) sobre as tendências no consumo de alimentos. No encontro, realizado em São Paulo na sede da Federação, foi realizado um debate dividido em três Painéis (Transformações, Confirmações e Contradições) onde foram discutidas as principais mudanças no consumo de alimentos nos últimos anos e o que esperar para a próxima década. Importantes empresas do ramo de alimentos foram os debatedores do evento.

No Painel TRANFORMAÇÕES, a discussão começou acerca da situação econômica do Brasil, que passou a ser um driver importante na tomada de decisão do consumidor nos últimos anos. O quesito preço, aliado à qualidade, é um fator que tem voltado com força no momento da compra do alimento. Houve crescimento da procura por alimentos de cesta básica, como arroz, feijão e óleo de cozinha. Conforme detectado na pesquisa, sete em cada 10 consumidores entrevistados na pesquisa disseram ter mudado os hábitos na compra e consumo de produtos devido à crise, buscando promoções, pechinchando mais e também preparando suas refeições em casa. Esse é um cenário favorável ao setor de HF’s, pois são ingredientes usadas em vários pratos.

Houve também uma discussão sobre o maior interesse dos consumidores pela gourmetização e pela customização que devem estimular a busca por ingredientes frescos e diferenciados – abrindo espaço para produtores que querem diversificar a produção. Além disso, para os próximos anos, 63% dos entrevistados consideram que estes novos hábitos possam se manter mesmo com o fim da crise. Por conta da crise e do aumento das pessoas em preparar sua própria refeição, o quesito praticidade acabou perdendo certa importância nos últimos anos.

A consolidação da internet como a principal fonte de busca por informações de alimentação saudável também foi um dos fatores bastante comentados durante o Painel. A internet hoje ultrapassa a televisão, que em 2010 ocupava o primeiro lugar no ranking, graças, em grande parte, dos influenciadores – são pessoas, personagens (muitas vezes, famosos e/ou especialistas) com muitos seguidores nas redes sociais.

A marca foi o destaque do Painel CONFIRMAÇÕES. Ainda que o consumidor passou por mudanças de hábitos nos últimos anos, o papel da marca nas decisões de compra ainda permanece firme e a expectativa é que a marca ainda seja prioridade nos próximos 10 anos. Muitas vezes o consumidor tende a não pagar por um produtor mais caro, mas ele aceita pagar para uma marca mais cara pela confiabilidade do produto, evitando “custo do erro” ao comprar marcas em que não confiam ou que são “baratas demais”. Por meio de um processo de racionalização, o consumidor tem se preocupado muito mais com a qualidade do produto que vai consumir, valorizando as marcas que garantem sua qualidade nos produtos. Além disso, marcas que proporcionam novas experiências e prazer são valorizadas na escolha do cliente.

O brasileiro está cada vez mais consciente sobre suas escolhas e sabe que é cada vez mais importante ter hábitos saudáveis de consumo. Essa foi a grande questão debatida no Painel CONTRADIÇÕES. No entanto, a minoria da população brasileira se sujeita a ter melhores hábitos, como a prática de atividades físicas e a adoção de uma alimentação balanceada. Os principais fatores citados como desafios para alcançar uma alimentação mais saudável são os preços e a falta de tempo.

O QUE ESSAS TENDÊNCIAS PODEM AFETAR O SETOR DE HF NOS PRÓXIMOS ANOS?

Diante da discussão no evento, sem dúvida o setor de frutas e hortaliças não tem como ficar de fora das tendências e o setor é visto com bons olhos pelos brasileiros. Das pessoas que foram entrevistadas na pesquisa, 72% delas enxergam a imagem do produtor rural como bastante positiva!

Mas para manter essa popularidade, o setor precisa se atentar cada vez mais com a qualidade do que se está produzindo, pois consumidores se preocupam cada vez mais com o alimento que colocam à mesa, buscando alimentos de qualidade e sua procedência. De acordo com a pesquisa, os consumidores “valorizam e buscam qualidade em todos os alimentos que consomem”, principalmente os produtos mais básicos, ressaltando, portanto, a importância do alimento seguro por meio do manejo adequado, rastreabilidade e gestão de qualidade eficientes nos processos produtivos das frutas e hortaliças.

Com o brasileiro procurando comer mais em casa, junto à família e amigos, a elaboração de muitos pratos demandam ingredientes frescos, como as frutas e hortaliças. A preocupação crescente em ser cada vez mais saudável também vem muito a calhar no setor. Como não aliar frutas e hortaliças a bons hábitos de consumo? Com certeza o agronegócio é uma grande “marca” que deve continuar na moda na próxima década.

Se você quer saber mais sobre, a pesquisa A Mesa dos Brasileiros está disponível na íntegra no site da Fiesp: http://hotsite.fiesp.com.br/amesadosbrasileiros/amesadosbrasileiros.pdf.

Recentemente a HF Brasil fez uma matéria sobre 10 principais tendências de consumo de alimentos para os próximos anos, divulgada na edição de março deste ano, que você pode acessar em https://www.hfbrasil.org.br/br/revista/edicao-de-marco-10-tendencias-de-consumo-de-hf.aspx. A HF Brasil continua antenada nas tendências de consumo e as novidades você poderá acompanhar em nosso site e nas redes sociais.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
a mesa dos brasileiros
alimentos
Cepea
consumo
evento
Fiesp
frutas
HF Brasil
hortaliças
Hortifruti Brasil
próximos anos