×
Uva
Novembro 22, 2017
UVA/CEPEA: Safra de Jales se encerra
Preços e custos estiveram inferiores aos de 2016

Por Henrique Sarmento e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Safra de Jales se encerra Ver fotos

Piracicaba, 22 – A safra 2017 de uva de Jales (SP), iniciada na última semana do mês de junho, foi encerrada na semana passada, tanto para as variedades finas quanto para a niagara. Pouquíssimos lotes ainda serão colhidos até o fim desta semana (20 a 24/11). 

Neste ano, os preços médios da itália foram de R$ 3,16/kg, valor 30% menor em relação à safra de 2016. Para a niagara, a situação foi parecida – a média desta temporada foi 27% inferior à da anterior. 

Se no ano passado a produção foi afetada pelo excesso de chuvas em setembro, neste, o problema foi a falta delas. Por outro lado, a menor quantidade de precipitações demandou menores gastos com pulverizações – que foi um dos fatores que contribuiu para a redução da média do custo unitário em 2017 (o valor mínimo estimado pelos produtores para cobrir os gastos para a produção de um quilo da fruta foi 37,7% inferior ao do ano passado para a uva niagara).

Dessa forma, mesmo com os menores preços neste ano, a rentabilidade foi positiva. É importante ressaltar ainda que, no ano passado, os custos também foram incrementados por investimentos em novas estruturas de irrigação por parte considerável dos produtores.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima
colheita de uva
custos de produção
encerramento de safra
produção de uva
rentabilidade
uva de Jales