×
Uva
Janeiro 15, 2018
UVA/CEPEA: Colheitas no Chile e Peru têm início lento
Menor oferta nos países concorrentes favorece o Brasil

Por Henrique Sarmento e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Colheitas no Chile e Peru têm início lento Ver fotos

Piracicaba, 15 – A temporada de exportação sul-americana de uva de mesa começou em ritmo lento, com poucos volumes enviados para os Estados Unidos, provenientes do Chile e do Peru. De acordo com o portal Fresh Plaza, isso é reflexo das temperaturas mais baixas que o esperado no período de início de desenvolvimento das frutas. 

A nível de comparação, o volume enviado pelo Chile, até então, é cerca de 67% inferior ao do mesmo período do ano passado. A situação no Peru é semelhante (ainda como reflexo das enchentes no norte do país), onde o volume disponível é 70% menor. Já no sul do Peru, o clima frio foi o principal fator para a queda na produção.

Essa situação nos países concorrentes favoreceu o envio brasileiro por um período mais longo que o tradicional da temporada de uva, até mesmo para os EUA. Em dezembro, por exemplo, o volume de uvas frescas exportadas para os EUA foi de 356 mil quilos – baixo, em relação ao principal destino (Europa), mas com aumento de 170% frente a dezembro/16, segundo dados da Secex.

Ainda conforme o Fresh Plaza, produtores chilenos têm buscado aumentar a produção de frutas mais tardias, principalmente de novas variedades, com o intuito de diminuir a concorrência com a safra da Califórnia (EUA), que tem sido estendida. 

Dessa forma, a temporada dos países sul-americanos (e concorrentes do Brasil) pode acabar mais tarde neste ano. Com a menor produção observada na América do Sul, o mercado se mostra positivo e boas cotações têm sido obtidas por produtores.

Fonte: Fresh Plaza

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
brasil
exportações de uva
produção de uva
uva
uva de mesa
uvas do Chile
uvas do Peru