×
Uva
Setembro 29, 2017
UVA/CEPEA: Chuvas podem contribuir com a qualidade em Jales
As variedades itália e niagara se valorizaram na semana

Por Henrique Sarmento e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Chuvas podem contribuir com a qualidade em Jales Ver fotos

Piracicaba, 29 - Produtores de uva de Jales (SP) estão animados com uma possível melhora na qualidade das uvas. Isso porque há previsão de 75 mm chuvas para este final de semana no município, distribuídas entre sexta (29/09) e segunda (02/10), de acordo com a Climatempo. Mesmo para aquelas áreas que já têm uvas no ponto de colheita não devem haver problemas significativos, já que para a maior parte das uvas, que está em maturação, a umidade pode garantir boa qualidade. O período extremamente seco dos últimos meses tem afetado o desenvolvimento tanto das uvas finas como da niagara (rústica). Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as uvas aparentam estar murchas e menos “pesadas”, situação que pode ter sido causada pela baixa umidade relativa. Assim, além da menor qualidade, a produtividade pode ser menor nesses lotes. 

Em três meses (de 27/06 a 27/09), nesse município paulista, de acordo com dados do INMET, choveu apenas 25 mm.  Mesmo com as uvas em condições não tão boas e o período de final de mês, que normalmente é mais desaquecido, os preços médios da uva niagara foram de R$ 4,11/kg nesta semana, alta de 4,4% frente a anterior, e o quilo da uva itália foi cotado em R$ 3,37, aumento de 5,8% na mesma comparação. Com a possível melhora da qualidade e sem muitas alterações em volume, produtores esperam que os preços reajam ou, ao menos, sejam mantidos na primeira semana de outubro. 

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
chuva
cotações
HF Brasil
itália
Jales
niagara
preço
uva