×
Uva
Julho 3, 2017
UVA/CEPEA: "Capital da Uva de Mesa" ganha selo de IG
Uvas finas de Marialva (PR) são reconhecidas por sua qualidade

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
UVA/CEPEA: Ver fotos

Piracicaba, 03 – Agora, a "Capital da Uva de Mesa" será reconhecida, oficialmente, pelas características de sabor e qualidade de seus produtos. As uvas finas de Marialva, no Paraná – região considerada a maior produtora deste segmento do estado – agora possuem o selo de Indicação Geográfica, do tipo Indicação de Procedência. 

Concedido na última terça-feira, 27, o registro foi aprovado pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em nome da Associação Norte Noroeste Paranaense dos Fruticultores (Anfrut). O início do processo de reconhecimento das frutas locais se deu em meados de 2014, mas foi encaminhado ao Inpi apenas em 2015. O fato, inclusive, foi abordado na edição de julho/16 da HF Brasil, "Hortifrútis com CEP", que apresentou as principais vantagens e desafios da IG para o setor de frutas e hortaliças. 

O QUE É IG? – O registro de IG delimita uma área geográfica e restringe o uso de seu nome a produtores e prestadores de serviços locais. A Indicação de Procedência, por sua vez, caracteriza o local reconhecido pela produção/fabricação de determinado produto.

Saiba mais: Hortifrútis com "CEP"

Fonte: inpi.gov.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
frutas
Indicação Geográfica
procedência
uvas de Marialva
uvas do Paraná
uvas finas de mesa