×
Tomate
Agosto 15, 2018
TOMATE/CEPEA: RJ e MG devem transplantar menos na segunda parte da safra de inverno
Calendário se altera em MG

Por Lenise A. Molena, Luana Guerreiro e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: RJ e MG devem transplantar menos na segunda parte da safra de inverno Ver fotos

Piracicaba, 15 – Das regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, as quais cultivam a segunda parte da safra de inverno, Sumaré (SP) deve fechar agosto com 80% da produção já transplantada. As chuvas registradas nos primeiros dias de agosto, assim como o granizo, não causaram danos. Pelo contrário: segundo colaboradores, a incidência de pragas, como a traça, pode ser menor em função das precipitações.

Paty do Alferes (RJ), por sua vez, deve terminar de transplantar as mudas de tomate neste mês – e a previsão é de 15% de queda na área, devido aos problemas fitossanitários, assim como a rentabilidade apertada na primeira parte da safra. Já o Norte do Paraná, deve iniciar o transplantio em agosto, finalizando apenas em novembro.

MG – O Sul de Minas, por outro lado, alterou o calendário, pois alguns municípios, como Turvolândia, Silvinópolis e Cordislândia, atrasaram o plantio. Em anos anteriores, as atividades ocorriam entre junho e setembro (com concentração de 60% em agosto). Em 2018, porém, estão se iniciando neste mês – e, de acordo com agentes do setor, devem se intensificar em setembro.

O atraso ocorreu devido ao déficit hídrico que a região vem enfrentando, o que também elevou a incidência de traça. A baixa rentabilidade na praça mineira ainda pode resultar em redução de área cultivada na temporada.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de tomate
Cepea
clima
oferta de tomate
produção de tomate
rentabilidade
safra de inverno
tomate
Transplantio