×
Tomate
Março 1, 2018
TOMATE/CEPEA: Preços sobem 66,4% no primeiro mês de 2018
Clima e menor área de cultivo contribuem para melhores cotações

Por Laís Marcomini, Lenise A. Molena e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Preços sobem 66,4% no primeiro mês de 2018 Ver fotos

Piracicaba, 1° - Os preços do tomate apresentaram acentuada alta em janeiro, em comparação com dezembro/17. No mês, a oferta se reduziu com a finalização da segunda parte da safra de inverno 2017, menor ritmo de maturação dos frutos e elevado percentual de descarte por conta das condições climáticas adversas.

Desde o final do ano passado, as chuvas no Sul e Sudeste seguem influenciando na tomaticultura em várias regiões. Em Itapeva (SP), por exemplo, choveu 416,6 mm em dezembro e janeiro, segundo o Inmet, desacelerando a colheita, manchando boa parte dos tomates e refletindo em menores preços. Já em Caçador (SC), as baixas temperaturas no final de dezembro limitaram a maturação e produtores tiveram que adiar o início da safra de verão 2017/18.

Diante desse cenário de baixa oferta, o tomate tipo salada 3A foi comercializado à média de R$ 59,75/ cx na Ceagesp, aumento de 66,4% em janeiro sobre dezembro. Além do clima, a menor área de cultivo na safra de verão também contribui para melhores cotações.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
cotação
oferta
preço de tomate
produção de tomate
safra de inverno 2017
tomate