×
Tomate
Julho 17, 2018
TOMATE/CEPEA: Oferta da 1ª parte da safra de inverno se reduz neste mês
Em junho, temperaturas elevadas aceleraram a maturação dos frutos

Por Lenise Molena, Luana Guerreiro e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Oferta da 1ª parte da safra de inverno se reduz neste mês Ver fotos

Piracicaba, 17 – Apesar de julho ser pico de safra de inverno de tomate em algumas regiões, a oferta deve ser inferior à de junho, visto que a área será menor e o clima, mais ameno, "segurando" a maturação do fruto. A previsão é de que 19% da área total da primeira parte da temporada de inverno seja ofertada em julho, abaixo do mês anterior, quando 25% foi colhida.

Em junho, as temperaturas elevadas em algumas das praças acelerou a maturação dos frutos, cenário que resultou em queda de preço. Em Mogi Guaçu (SP), a produtividade média entre abril (início da primeira parte) e junho foi considerada bastante satisfatória, a 390 cxs/mil pés, favorecida pelo clima.

Nas lavouras de tomate de São José de Ubá (RJ), as atividades se iniciaram em junho e, em julho, 40% da safra deve ser colhida. Na região do Sul de Minas, a finalização da primeira parte da temporada está prevista para o encerramento deste mês.

Nesta temporada (de fevereiro a junho), a produtividade média na região mineira ficou próxima a 200 cxs/mil pés – foram relatados problemas fitossanitários, como a traça-do-tomateiro, que prejudicaram a produção.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de tomate
Cepea
colheita
preços de tomate
safra de inverno
tomate