×
Tomate
Maio 28, 2018
TOMATE/CEPEA: Frio e menor volume cultivado atenuam desvalorização do tomate
Greve não resulta em acentuada alta de preços para o produtor

Por Laís Marcomini, Lenise A. Molena, Luana Guerreiro e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Frio e menor volume cultivado atenuam desvalorização do tomate Ver fotos

Piracicaba, 28 – Na parcial de maio (1° a 24/05), os preços de roça para o tomate tipo salada 2A caíram 6,6% para o produtor em relação ao mesmo período de abril. Atribuída a essa queda, está a intensificação da colheita da safra de inverno nas praças produtoras.

Contudo, as baixas temperaturas registradas neste mês desaceleraram a maturação dos frutos – o que tornou a elevação da oferta menor do que a esperada por agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea. Na Ceagesp, por exemplo, a redução dos preços foi de somente 5,5% no mesmo comparativo (parcial de maio). Além disso, a redução de área cultivada neste ano controla ainda mais a oferta, o que também atenua as desvalorizações, mesmo com a intensificação das safras.

Em relação à paralisação dos caminhoneiros, iniciada na segunda-feira passada (21), não foi observado grande reflexo nos preços recebidos por produtores, já que praticamente não houve negociação nos últimos dias. Vale destacar que há oferta no campo, mas o transporte está impossibilitado.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
greve dos caminhoneiros
intensificação da colheita de tomate
oferta de tomate
preço de tomate
preços ao produtor
tomate