×
Tomate
Janeiro 31, 2017
TOMATE/CEPEA: Excesso de oferta derruba preços em janeiro
Cotação é a menor para o mês desde o início da série histórica do Hortifruti/Cepea

Por Lenise A. Molena e Mariana Camargo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Excesso de oferta derruba preços em janeiro Ver fotos

Piracicaba, 31 – Em janeiro/17, os preços do tomate salada longa vida atingiram, na Ceagesp, os menores patamares já registrados pelo Hortifruti/Cepea para um mês de janeiro. O levantamento é realizado desde 2002 (série histórica já corrigida pela inflação). Neste mês, as classificações 2A e 3A* fecharam, juntas, à média de R$ 22,01/cx de 20 kg, baixa de 75% em relação a janeiro/16, quando foram comercializadas a R$ 86,85/cx, em termos reais.

Habitualmente, o primeiro mês do ano é de valorização para o tomate, devido à baixa produtividade por conta do excesso de chuvas na safra de verão. Este ano, porém, as regiões ofertantes estão em intensa atividade e a produção tem se mostrado positiva, o que elevou a disponibilidade do produto.

A demanda, por sua vez, não tem acompanhado este aumento da produção, dificultando o escoamento. Assim, tomates chegaram a ser descartados em algumas lavouras e na Ceagesp neste mês, por falta de compradores para o volume excedente.

*Desde março/16, o Hortifruti/Cepea acompanha os preços do salada 2A e 3A.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cotação
HF Brasil
Hortifruti Brasil
menor preço para janeiro
queda dos preços
série histórica tomate
tomate