×
Tomate
Fevereiro 17, 2017
TOMATE/CEPEA: Elevada oferta pressiona cotações
Com excesso de volume da safra de verão, tomates são descartados

Por Mariana Camargo, Lenise A. Molena e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
TOMATE/CEPEA: Elevada oferta pressiona cotações Ver fotos

Piracicaba, 17 – O pico da safra de verão, que segue desde janeiro, somado às altas temperaturas desta semana (13 a 17/02), resultaram em maturação acelerada dos tomates em muitas regiões produtoras e os preços recuaram ainda mais. Com isso, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, produtores precisaram descartar os frutos – tantos os que já foram colhidos, como os que ainda estão nos tomateiros, já que os preços não suprem a colheita e o frete e não há demanda dos frutos, sobretudo aqueles de classificação 1 A ou de pior qualidade. Tal cenário é realidade de regiões como Apiaí e Ribeirão Branco (Itapeva/SP), bem como Caçador (SC) e algumas praças de Minas Gerais, como Carmópolis de MG. 
Na semana, a queda foi de, respectivamente, 11,6% e 7,97% para o 2A e o 3A, comercializados na Ceagesp a R$ 13,33/cx e R$ 25,86/cx de 20 kg. Para a próxima semana (20 a 24/02) a previsão é de chuvas e altas temperaturas e, assim, a alta oferta e os problemas com a qualidade devem permanecer.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
atacado
Ceagesp
descartes
desvalorização
oferta
preço
produção
produtividade
qualidade
tomate
valorização