×
Banana
Agosto 26, 2016
Produtores e atacadistas se reúnem no Vale do Ribeira
Setor discute alta dos preços da nanica

Por Marina Nastaro e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Produtores e atacadistas se reúnem no Vale do Ribeira Ver fotos

No início desta semana (22 a 26/08), produtores do Vale do Ribeira (SP) e atacadistas/distribuidores se reuniram na Abavar (Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira) para discutir a atual situação da bananicultura. O principal motivo do encontro foi o aumento acelerado dos preços da nanica, estimulados pela oferta reduzida na região paulista. Atacadistas estão tendo dificuldades para comercializar a fruta por valores muito maiores do que é comum para a variedade, uma vez que qualidade está comprometida. 

As principais propostas deste encontro foram: o estreitamento da relação dos atacadistas com produtores, realizando cadastros para aproximar esses agentes; mudança na data de divulgação da cotação de preços da Abavar de segunda para quarta-feira a partir do mês de setembro; a elaboração de uma ficha técnica da banana que auxilie os produtores a realizar a melhor classificação das frutas (quanto a tamanho, calibre e danos) para que cada nível de qualidade seja devidamente precificada. Nas próximas semanas, serão realizadas mais reuniões para continuar a discussão sobre esses assuntos e melhorar a relação entre produtor e atacadista. 

Fonte: Hortifruti/Cepea

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
inflação
preço
qualidade
setor
Vale do Ribeira