×
Alface
Junho 15, 2016
Produção de alface e tomate é afetada pela geada
Perdas de produção e de qualidade são relatadas no campo

Por Mariana Silva (Equipe Folhosas) e Lenise Molena (Equipe Tomate)
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Produção de alface e tomate é afetada pela geada Ver fotos

As geadas ocorridas no último fim de semana e começo desta prejudicaram as lavouras de folhosas em Mogi das Cruzes e Ibiúna (SP). O congelamento foi mais intenso na segunda-feira, 13, e causaram perdas de alfaces que estavam prontas para serem colhidas.

Conforme produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea, em algumas roças as perdas somaram até 70% da produção que estava no campo. A colheita nas demais áreas deve ser retomada normalmente dentro de 20 dias, conforme contabilizam alfacicultores.

Em Teresópolis (RJ) e Mários Campos (MG), regiões onde o Hortifruti/Cepea também acompanha o mercado de folhosas, não houve danos relacionados ao clima frio.

 

GEADAS TAMBÉM ATINGEM REGIÕES PRODUTORAS DE TOMATE

O tomate também não escapou do frio intenso que fez nesta semana. A principal região produtora afetada foi a de Itapeva (SP), onde houve perda total em algumas lavouras. Felizmente, poucos frutos restavam para serem colhidos na praça paulista. Com o congelamento, o tomate escurece e perde valor de mercado.

Em Sumaré (SP) o cenário foi semelhante. A geada por si só não acarretou em perdas significativas, mas as fortes chuvas da semana passada causaram manchas e quebra de 50% na produtividade, levantando a possibilidade de encerramento precoce da primeira parte da safra de inverno.

No Norte do Paraná, as geadas também provocaram manchas e queima do tomate, fazendo com que muitos frutos fossem descartados por não possuir qualidade para venda. Diante da situação, a tendência é que a oferta seja impactada nos próximos dias, acarretando em possível valorização do tomate.

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
folhosas
geada
HF Brasil
Hortifruti Brasil
ibiuna
Itapeva
Mogi das Cruzes
perdas
tomate