×
Melão
Junho 11, 2018
MELÃO/CEPEA: Retorno das chuvas anima produtores para a safra 2018/19
Salinidade da água diminui e volume de poços aumenta

Por Marcela Barbieri e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Retorno das chuvas anima produtores para a safra 2018/19 Ver fotos

Piracicaba, 11 – Apesar de insuficiente para reverter o déficit hídrico, as chuvas registradas neste ano recuperaram parcialmente a disponibilidade de água para a irrigação no Rio Grande do Norte/Ceará. Com isso, produtores estimam que, mesmo com a manutenção de área, as precipitações podem elevar a produtividade para a próxima safra.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de precipitações se manteve acima da normal climatológica na maioria dos meses (incluindo fevereiro, abril e maio) nesta praça. Com isso, melonicultores voltaram a se animar para a safra 2018/19.

Fonte: Inmet

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, este cenário já propiciou melhora na salinidade da água e aumento na capacidade de poços artesianos. Houve relatos, ainda, de que as recentes chuvas incentivaram a retomada de cultivos em regiões antes inativas (devido à seca). Com isso, migrações voltaram a ser observadas para cidades próximas de Mossoró (RN), onde se concentra a melonicultura potiguar/cearense, como Apodi, Baraúna, Ipanguaçu, Felipe Guerra e Upanema.

Fonte: hfbrasil.org.br e Inmet

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
chuvas
clima
Inmet
irrigação
melão RN/CE
produção de melão
retomada da produção RN/CE