×
Melão
Agosto 22, 2017
MELÃO/CEPEA: Consumo mundial de melão bate recorde
Brasil segue como principal fornecedor da fruta ao continente europeu

Por Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Consumo mundial de melão bate recorde Ver fotos

Piracicaba, 22 – O consumo de melão é grande nos países europeus e o Brasil é o principal fornecedor da fruta ao continente. No ano passado, o consumo mundial de melão quebrou o recorde histórico e o volume da fruta consumida foi de aproximadamente 216 milhões de toneladas, segundo notícia do Hortoinfo

Com isso, as exportações brasileiras também tiveram resultados positivos. Em 2016, apesar da manutenção frente ao ano anterior, o volume de melão enviado foi de 224 mil toneladas (ano civil), resultado recorde de acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Já a receita foi de US$ 148 milhões, queda de apenas 4% em comparação com 2015 – resultado relacionado à grande competitividade do mercado e ao câmbio.

A União Europeia foi responsável por comprar 96% do melão brasileiro neste mesmo período. No geral, os maiores compradores de melão em âmbito mundial, em 2016, foram os Estados Unidos (32%), os Países Baixos (9%), a França, (8%), o Reino Unido (8%) e o Canadá (7%). Contudo, para os norte-americanos, o maior fornecedor da fruta foi a Guatemala, devido à sua facilidade logística. 

Para os Países Baixos, porém, o volume do melão brasileiro predominou e girou em torno de 42%. Para a Espanha, o sétimo comprador neste ranking, a importação correspondeu a 69% da fruta brasileira, demonstrando sua importância neste mercado.

Fonte: Hortoinfo

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
consumo
consumo mundial de melão
exportações
melão
melão brasileiro
união europeia