×
Melão
Dezembro 23, 2016
MELÃO/CEPEA: Com crise hídrica, área de melão recua
Redução na área é de 6,3% em 2016

Por Isabela Costa e Mariane Novais
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELÃO/CEPEA: Com crise hídrica, área de melão recua Ver fotos

A área total de melão acompanhada pelo Hortifruti/Cepea deve fechar este ano em 13.700 hectares, 6,3% menor em relação ao ano anterior – considerando a soma do ano civil no Vale do São Francisco (BA/PE) e a safra 2016/17 do Rio Grande do Norte/Ceará. De modo geral, a falta de água tem sido limitante na cultura. Desta maneira, melonicultores do Vale devem finalizar 2016 com 2,2 mil hectares de melão, redução de 10,5% no comparativo com 2015. O recuo foi maior no segundo semestre, quando a área foi de 500 hectares, queda de 30,6% frente ao mesmo período de 2015.

O racionamento de água devido à baixa vazão de Sobradinho fez com que produtores dessem prioridade para as frutíferas perenes e reduzissem o cultivo do melão. Já no RN/CE, produtores devem dedicar 11,5 mil hectares ao plantio na safra 2016/17, redução de 4,2% frente à temporada passada. A diminuição área apenas não será mais expressiva devido à migração para cidades próximas que ainda dispõem de água para irrigação, principalmente por parte de produtoresmais capitalizados para tal investimento. O RN/CE enfrenta problemas com a falta de água desde 2011.

Além do baixo nível dos reservatórios, a água está mais salina, o que exige mais cuidado quanto à concentração de minerais na terra. As altas concentrações de sais na água utilizada para irrigação podem ocasionar redução da produtividade e impactos negativos na qualidade da fruta. Desta maneira, produtores devem aumentar a atenção até março /17, quando finaliza a 2016/17.

Leia mais projeções de melão em https://www.hfbrasil.org.br/br/estatistica/melao.aspx.

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
2016
2017
agua
área
Ceará
clima
crise hídrica
melão
Rio Grande do Norte
vale do são francisco