×
Melancia
Julho 30, 2018
MELANCIA/CEPEA: Transplantio atrasa no RS
Clima frio prolonga ciclo da cultura

Por Mariane Novais e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MELANCIA/CEPEA: Transplantio atrasa no RS Ver fotos

Piracicaba, 30 – Melancicultores de Arroio dos Ratos, Triunfo e Montenegro (RS) devem atrasar as atividades de transplantio neste ano, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Em anos anteriores, as atividades na região costumavam ter início em julho – porém, com as temperaturas mais baixas neste inverno no estado, muitos produtores iniciaram o preparo das mudas apenas na segunda quinzena deste mês, para realizar o transplantio em agosto, com intensificação em setembro.

Isso porque o clima frio pode tornar o ciclo da cultura – que já costuma durar mais tempo na região – ainda mais longo, e aumentar os custos, devido à necessidade de protetores plásticos na lavoura. Quanto à área, a expectativa inicial é de que seja semelhante à do ano passado, já que os preços médios ficaram acima dos custos na safra 2017/18.

Nos meses de colheita (novembro/17 a janeiro/18), a cotação média da melancia graúda (>12 kg) foi de R$ 0,57/kg em Arroio dos Ratos, valor 50% acima dos custos. Apesar da previsão de atraso no início das atividades da safra, produtores têm boas expectativas para a produção em 2018/19, já que pode haver nova redução no plantio da principal praça concorrente (Teixeira de Freitas/BA).

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
melancia
melancia do RS
preços de melancia
produção de melancia
safra 2018/19 melancia
Transplantio