×
Manga
Outubro 10, 2017
MANGA/CEPEA: Vale segue como principal região produtora do BR
Petrolina e Juazeiro respondiam, em 2016, por quase 30% da produção nacional

Por Rogério Bosqueiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Vale segue como principal região produtora do BR Ver fotos

Piracicaba, 10 - O Vale do São Francisco continua sendo a principal região produtora de manga a nível nacional – com Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) sendo os principais municípios que sustentam esta posição. 

No último mês, a Pesquisa Nacional Agrícola dos Municípios (PAM), do IBGE, animou ainda mais mangicultores da região, sobretudo os de Juazeiro, já que a cidade passou da quarta para a segunda posição no ranking nacional de produção de manga de 2015 para 2016. Em 2015, vale ressaltar, a cidade ainda produzia menos que Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio (ambas cidades da Bahia). Com este ganho de produção, o Vale (Petrolina e Juazeiro) passou a ser responsável por quase 30% da produção nacional.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, as estatísticas positivas são resultado do maior investimento no setor nos últimos anos. Projetos de incentivo à agricultura irrigada, assistência técnica e promoção de eventos para exposição e divulgação de tecnologias para o desenvolvimento da mangicultura, são exemplos de iniciativas para o aperfeiçoamento da fruticultura local.

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, a expansão da produtividade e área plantada da fruta recebem influência das exportações, já que os destinos como Estados Unidos e Europa têm garantido bom retorno. Além disso, a rentabilidade na parcial deste ano (janeiro a setembro) é positiva na região do Vale do São Francisco (preços 161% acima dos custos médios para a variedade tommy e 202% superiores para a palmer).

Fonte: PAM (Pesquisa Nacional Agrícola dos Municípios)

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de manga
fruticultura do vale
manga
manga do vale
produção de manga
produtividade
vale do são francisco