10/10/2017

MANGA/CEPEA: Vale segue como principal região produtora do BR

Petrolina e Juazeiro respondiam, em 2016, por quase 30% da produção nacional

Por Rogério Bosqueiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MANGA/CEPEA: Vale segue como principal região produtora do BRVer fotos

Piracicaba, 10 - O Vale do São Francisco continua sendo a principal região produtora de manga a nível nacional – com Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) sendo os principais municípios que sustentam esta posição. 

No último mês, a Pesquisa Nacional Agrícola dos Municípios (PAM), do IBGE, animou ainda mais mangicultores da região, sobretudo os de Juazeiro, já que a cidade passou da quarta para a segunda posição no ranking nacional de produção de manga de 2015 para 2016. Em 2015, vale ressaltar, a cidade ainda produzia menos que Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio (ambas cidades da Bahia). Com este ganho de produção, o Vale (Petrolina e Juazeiro) passou a ser responsável por quase 30% da produção nacional.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, as estatísticas positivas são resultado do maior investimento no setor nos últimos anos. Projetos de incentivo à agricultura irrigada, assistência técnica e promoção de eventos para exposição e divulgação de tecnologias para o desenvolvimento da mangicultura, são exemplos de iniciativas para o aperfeiçoamento da fruticultura local.

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, a expansão da produtividade e área plantada da fruta recebem influência das exportações, já que os destinos como Estados Unidos e Europa têm garantido bom retorno. Além disso, a rentabilidade na parcial deste ano (janeiro a setembro) é positiva na região do Vale do São Francisco (preços 161% acima dos custos médios para a variedade tommy e 202% superiores para a palmer).

Fonte: PAM (Pesquisa Nacional Agrícola dos Municípios)

Tags: área de manga, fruticultura do vale, manga, manga do vale, produção de manga, produtividade, vale do são francisco

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui