×
Manga
Julho 26, 2018
MANGA/CEPEA: Rentabilidade diminui, mas ainda cobre custos
Alguns fatores foram empecilhos ao mercado de manga no 1° semestre

Por Gabriel P. C. Oliveira e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Rentabilidade diminui, mas ainda cobre custos Ver fotos

Piracicaba, 26 – Após dois anos de ótimos resultados financeiros, a mangicultura registrou queda na rentabilidade em 2018. Ainda assim, pode ser considerada boa, já que supera significativamente os custos. Alguns fatores ao longo do primeiro semestre foram empecilhos para o mercado da manga.

No início do ano, o volume elevado de chuvas prejudicou a produção da fruta nas regiões de Petrolina/Juazeiro (PE/BA) e Jaíba/Janaúba (MG), de forma que os índices de contaminação por antracnose estiveram muito acima do esperado. Problemas fitossanitários desvalorizaram a fruta, e esse cenário, combinado ao maior número de pulverizações de defensivos em período de dólar elevado, reduziu a rentabilidade da cultura em ambas regiões produtoras.

No primeiro semestre, os preços médios das variedades palmer e tommy foram de R$ 1,22/kg, 33,7% menores do que no mesmo período do ano passado. Consequentemente, a diferença entre o preço recebido e o custo unitário médio também recuou, de 199% no ano passado para 60% neste ano, para a palmer.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
custos de produção de manga
manga
mercado de manga
preço de manga
problemas fitossanitários
produtividade