×
Manga
Janeiro 10, 2018
MANGA/CEPEA: Problemas com partenocarpia começam a ser relatados
Fenômeno pode limitar volume de frutos comerciais

Por Rogério Bosqueiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Problemas com partenocarpia começam a ser relatados Ver fotos

Piracicaba, 10 – Também conhecida como "manguito", a partenocarpia nos frutos de manga está sendo identificada com frequência nas regiões produtoras do nordeste brasileiro, deixando mangicultores apreensivos quanto à qualidade de suas frutas para os próximos meses.

Em conversa com o Hortifruti/Cepea, o consultor em mangicultura Cezar Augusto Libório de Lima comentou que as temperaturas elevadas, registradas no semiárido brasileiro, prejudicam a formação do grão de pólen, reduzem sua viabilidade e provocam altas taxas de partenocarpia (quando os frutos se desenvolvem sem o embrião), originando frutas pequenas e sem valor comercial.

Apesar de se tratar de um fenômeno fisiológico natural, já são conhecidas técnicas para reduzir a incidência de manguitos. Dentre elas, Libório destaca a importância da irrigação e da adubação regular dos pomares, já que essas práticas podem minimizar a partenocarpia.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cultivo
manga
manguito
partenocarpia
produção de manga