×
Manga
Novembro 1, 2017
MANGA/CEPEA: Os preços da manga vão cair no mercado brasileiro?
Confira a tendência para os valores da fruta no final de ano

Por Rogério Bosqueiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Os preços da manga vão cair no mercado brasileiro? Ver fotos

Piracicaba, 1° – Com o final do ano chegando, as expectativas para as cotações da manga tendem a ser negativas, já que, além do aumento da oferta nacional, também costuma recuar a demanda pela fruta tropical (principalmente pela concorrência com as frutas de caroço). Na média dos últimos cinco anos (2012 a 2016), observa-se que os preços da manga começam a recuar em agosto, quando se intensifica a colheita do Vale do São Francisco (PE/BA), reiniciando o movimento de alta a partir de fevereiro.

Fonte: Hortifruti/Cepea

O comportamento é semelhante para as duas principais variedades (palmer e tommy), e a dúvida é se o cenário se repetirá em 2017. Em todo o segundo semestre deste ano, foram registrados preços superiores aos do ano passado, e tudo indica que este comportamento deve seguir em novembro e dezembro. No último bimestre de 2017, inclusive, é possível que os preços caiam em menor intensidade que o usual, reflexo do atraso na safra de manga do estado de São Paulo – segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a colheita paulista deve começar apenas em dezembro para a tommy, e em janeiro para a palmer.

Por outro lado, o impacto negativo pode vir nos primeiros meses de 2018: a safra paulista é prevista para ter seu pico em janeiro e fevereiro, com significativa concentração da oferta. Assim, as cotações deste período podem ser inferiores – cenário que pode ser mais positivo, caso as demandas (interna e externa) sejam favoráveis.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cotações
demanda final de ano
manga
preço da manga final de ano
preços
série histórica de preços