×
Manga
Abril 27, 2017
MANGA/CEPEA: Mosca-das-frutas preocupa fruticultores do Vale
Além da manga, frutas como uva e goiaba também podem ser atacadas pelo inseto

Por Rogério Bosqueiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Mosca-das-frutas preocupa fruticultores do Vale Ver fotos

Piracicaba, 27 – Muito tem se falado a respeito da incidência de mosca-das-frutas na região do Vale do São Francisco (BA/PE) – fato que tem preocupado fruticultores com relação aos riscos para a economia do maior polo produtor e exportador de frutas do País. Em notícias veiculadas nos últimos dias, agentes do setor têm destacado os possíveis prejuízos nas vendas, caso o controle da praga não seja efetivo em todas as propriedades.

Consultado pelo Hortifruti/Cepea, o engenheiro agrônomo e consultor Cezar Augusto Libório cita que o maior agravante é a falta de manejo adequado no controle por parte dos fruticultores da região. Segundo ele, cerca de 80% das propriedades nas regiões de Petrolina (PE)/Juazeiro (BA), pertencem a pequenos produtores, cujo controle pode ser menos intensivo quando comparado com grandes exportadores.

O profissional destaca, ainda, que a principal solução seria interromper o ciclo da praga (principalmente enterrando os frutos ovipositados caídos ao chão), impedindo que seus ovos deem origem a novas moscas. Além da manga, outras frutas podem ser afetadas pelo inseto, assim, segundo Libório, é de extrema importância que haja um controle integrado com demais produtores de frutas, como uva e goiaba, por exemplo.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
fruticultura do vale
mosca-das-frutas
pragas fruticultura
vale do são francisco