×
Manga
Setembro 12, 2017
MANGA/CEPEA: Atraso da safra paulista deve ser acompanhado pelas indústrias
Volume a ser processado ainda é incerto

Por Rogério Bosqueiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Atraso da safra paulista deve ser acompanhado pelas indústrias Ver fotos

Piracicaba, 12 – As condições climáticas deste inverno atrasaram as florações dos pomares de manga paulistas em cerca de dois meses. Assim, a colheita da próxima temporada deve ocorrer a partir de janeiro de 2018, o que obrigará as indústrias de processamento da fruta a reorganizar suas atividades.

Consultados pelo Hortifruti/Cepea, agentes do setor de processamento não preveem grandes impactos na atividade em consequência do atraso da safra, já que é comum haver modificações no calendário de colheita, exigindo da indústria maior flexibilidade. Questionados se essa situação poderia ter interferência na moagem de outras frutas, como a goiaba, eles garantiram: não deve ocorrer, mas se houver, o processamento da manga será a prioridade.

Ainda é cedo para definir o volume, tanto de produção quanto de processamento, nesta próxima temporada, mas há expectativa de boa produtividade, já que as floradas apresentaram pegamento satisfatório. Atrelado ao encurtamento da safra, previsto por agentes do setor, a elevada produção em um menor período poderá gerar concentração da colheita – e, caso este cenário se confirme, pode se acentuar a concorrência com outras praças, além de elevar o volume destinado ao processamento.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
atraso da safra
calendário de colheita
colheita de manga
floradas de manga
manga
processamento
produtividade de manga