×
Manga
Janeiro 24, 2018
MANGA/CEPEA: Alta rentabilidade encoraja investimentos no Vale
Produtores esperam ganhar mais espaço no mercado internacional

Por Rogério Bosqueiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MANGA/CEPEA: Alta rentabilidade encoraja investimentos no Vale Ver fotos

Piracicaba, 24 – Produtores de manga do Vale do São Francisco (PE/BA) estão animados com a cultura na região. Em 2017, a área plantada aumentou 5,5%, e tudo indica que uma nova expansão deve ocorrer em 2018, em virtude dos bons resultados obtidos com a atividade, com destaque para as exportações.

Ainda que, na maior parte do ano, os preços médios das duas principais variedades (palmer e tommy) tenham se mantido abaixo dos de 2016, as cotações seguiram firmes, apesar do usual recuo dos valores a partir de setembro. Além dos preços em bons patamares, a recuperação da produtividade (de cerca de 8% para a palmer e de 15% para a tommy) permitiu a diluição dos custos de produção, favorecendo a rentabilidade de produtores.

Neste cenário, mesmo no segundo semestre (período de pico de safra), os valores recebidos superaram os custos de produção das duas variedades, com destaque para a palmer, cujos preços médios permaneceram duas vezes acima dos custos em todos os meses do ano, exceto em novembro. Assim, o preço médio desta variedade na parcial de 2017 foi 186% acima dos custos de produção.

Com isso, produtores estão animados para investir na cultura em 2018, tanto em termos de plantio quanto de rendimento dos pomares e qualidade das frutas, visando obter mais espaço no mercado internacional.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
aumento de área
investimentos 2018
manga
manga do Vale do São Francisco
produção de manga
rentabilidade