×
Maçã
Novembro 27, 2017
MAÇÃ/CEPEA: Safra europeia pode ser 18% menor
Volume colhido deve ser o mais baixo desde 2007

Por Isabela Luiz e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Safra europeia pode ser 18% menor Ver fotos

Piracicaba, 27 – A produção de maçãs na temporada 2017/18 da União Europeia é estimada em 9,2 milhões de toneladas, conforme relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O volume é 18% menor em relação à safra anterior, sendo a produção mais baixa desde 2007.

Com exceção de Portugal, todos os outros países revelaram produção abaixo da média dos últimos cinco anos. Além disso, a área destinada ao cultivo de maçãs também vem recuando, principalmente em função de os maleicultores poloneses reduzirem a utilização de pomares mais antigos, após um longo período de preços baixos – com forte influência do embargo russo. 

Dessa forma, a redução de área não deve impactar na capacidade de produção total, já que as áreas mais velhas têm menor produtividade. Somado a isso, produtores da Holanda trocaram a produção de maçãs pela de peras, considerada mais lucrativa.

PRODUÇÃO – As altas temperaturas, em março, anteciparam a florada em duas semanas. Já em abril, os pomares foram atingidos por geadas severas. A produção foi ainda mais afetada no Sul e Leste da Europa, com períodos quentes no mês de julho. 

As intempéries não só reduziram a produção, como também deixaram marcas nas frutas, desvalorizando-as. Entretanto, não afetaram a qualidade interna das maçãs, o que as tornou adequadas para processamento. Apesar disso, espera-se uma redução de 11% no volume de maçãs processadas – o menor nível desde 2011/12.

Fonte: hfbrasil.org.br e USDA

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima
frutas
Maçã
maçã União Europeia
produção de maçã
produção União Europeia
redução de área UE