×
Maçã
Novembro 30, 2017
MAÇÃ/CEPEA: Produtores iniciam raleio para a safra 2017/18
Atividades ocorreram em pomares de SC e do RS

Por Isabela Luiz e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Produtores iniciam raleio para a safra 2017/18 Ver fotos

Piracicaba, 30 – Os pomares de maçã de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul entraram em frutificação neste mês, e as atividades de raleio já começaram. Em meados de outubro, algumas áreas de gala já apresentavam frutas. Para a fuji, a expectativa é de que a frutificação seja menor na safra 2017/18 quando comparada à anterior, devido ao menor volume da florada.

As chuvas de outubro foram positivas para a florada dos pomares; porém, o granizo que atingiu algumas regiões produtoras pode causar danos às frutas. A quantificação e a análise das perdas devem ser realizadas após o raleio, atividade que seleciona as maçãs que continuarão nos pomares.

Nesta temporada, o raleio deve ser feito de maneira mais atenta pelos produtores, devido aos pedúnculos mais curtos, a fim de manter as árvores mais equilibradas e obter frutas de qualidade. É esperado que se mantenha de uma a duas maçãs por cachopa.

Em Fraiburgo (SC), a fuji apresentou bom pegamento. Além disso, o clima desfavorável levou os produtores a realizar tratamentos preventivos a fim de controlar possíveis doenças que surgem com a umidade.

Quanto às regiões produtoras do Paraná, a estiagem de setembro provocou quedas nas flores da royal gala, que tem florada mais tardia em relação às outras cultivadas no estado, em função da dificuldade de fecundação na polinização.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima
frutificação
pegamento
produção de maçã
raleio de maçã