×
Maçã
Dezembro 7, 2017
MAÇÃ/CEPEA: Importações se reduzem quase pela metade em 2017
Compras de frutas concorrentes se intensificam em dezembro

Por Isabela Luiz e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Importações se reduzem quase pela metade em 2017 Ver fotos

Piracicaba, 07 – De janeiro a novembro de 2017, as importações de maçãs foram 48% menores em relação às do mesmo período do ano passado, segundo a Secex (Secretaria de Comércio Exterior), somando 69 mil toneladas – em 2016, o volume foi de 133 mil toneladas.

Os gastos, na parcial de 2017, somaram US$ 65 milhões, redução de 44% na mesma comparação. Considerando apenas o mês de novembro, as importações registraram volume de apenas 8 mil toneladas. Os principais fornecedores de maçãs ao Brasil neste ano foram Chile, Itália e Argentina, responsáveis por, respectivamente, 47%, 21% e 15% do total comprado pelo País. 

Quanto às frutas concorrentes, as importações de peras foram 6% superiores de janeiro a novembro deste ano, quando comparadas às do mesmo período de 2016. Já para os pêssegos e ameixas, as importações foram 21% e 15% inferiores, respectivamente. 

A expectativa é que, no decorrer de dezembro, o volume de frutas importadas aumente, em função das festas de final de ano, o que pode atrapalhar o mercado nacional para a fruta brasileira – sobretudo para finalizar os estoques de fuji, e para a eva, variedade precoce que começou a ser colhida neste final de ano.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
exportações de maçã
Frutas de caroço
frutas de fim de ano
importações de maçã
Maçã
mercado internacional
secex