×
Maçã
Maio 29, 2018
MAÇÃ/CEPEA: Horas de frio já começam a ser contabilizadas
Macieiras estão entrando em período de dormência

Por Letícia Julião, Marcela Barbieri e Lavínia Morais
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Horas de frio já começam a ser contabilizadas Ver fotos

Piracicaba, 29 – Com a finalização da colheita da safra 2017/18, as atenções agora se voltam ao período de dormência das macieiras, que está se iniciando. Durante essa fase, sobretudo no inverno, as plantas têm a atividade fisiológica reduzida ao mínimo, para guardar as reservas para um novo ciclo.

Assim, além de algumas atividades de campo, como a poda, produtores e empresas de pesquisa começaram a contabilizar as horas de frio (abaixo de 7,2°C) e Unidade de Frio (modelo Carolina do Norte) – que são necessárias para uma brotação uniforme e eficaz.

De 1º de abril a 27 de maio deste ano, a Epagri já contabilizou 434 UF em São Joaquim (SC), abaixo da média histórica – inferior, também, ao valor registrado em abril e maio de 2017. Não apenas a cidade serrana tem contagem abaixo da média: todos os outros municípios ainda estão com baixas UF’s – Vacaria (RS) com 226 UF e Fraiburgo (SC) com 202 UF.

Embora o frio ainda esteja abaixo da média histórica e, até mesmo de 2017, as expectativas são positivas para 2018. Com a leve atuação do La Niña no início deste ano, meteorologistas esperam queda nas temperaturas médias frente às do ano passado – o fenômeno pode garantir mais frentes frias por conta da diminuição da temperatura do oceano.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima em 2018
horas de frio maçã
Maçã
período de dormência
produção de maçã
safra de maçã