×
Maçã
Setembro 26, 2017
MAÇÃ/CEPEA: Florada abre primeiro em Fraiburgo
Produtores seguem atentos ao clima das próximas semanas

Por Isabela Luiz e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
MAÇÃ/CEPEA: Florada abre primeiro em Fraiburgo Ver fotos

Piracicaba, 26 – Em Fraiburgo (SC), os pomares de maçã já estão floridos neste mês – mesmo que ainda em poucos volumes. Isso porque a finalização das podas aconteceu em agosto, quando produtores mais adiantados aplicaram reguladores de crescimento, óleos minerais e fungicidas para a quebra de dormência antecipada em áreas selecionadas. A prática é realizada para que se tenha maçãs disponíveis antes das outras regiões, a fim de conseguir melhores preços no início da colheita.

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, o clima até meados de agosto era favorável em Fraiburgo. Entretanto, as geadas que ocorreram nos dias 21 e 22 de agosto atrapalharam as atividades de campo. Em São Joaquim (SC), por sua vez, essas geadas foram benéficas para manter as árvores em período de dormência, já que ainda estavam fracas para o início da brotação, devido ao atraso da colheita da safra 2016/17. 

Em todas as regiões produtoras, para as variedades precoces e frutas de caroço que já estavam em processo de brotação e florada, no entanto, as geadas podem ser prejudiciais. Nas regiões de Vacaria (RS) e São Joaquim (SC), a florada da macieira deve se iniciar nos próximos dias.

Para que se tenha uma boa brotação e florada é necessário que as chuvas sejam regulares no período, e o frio não seja tão intenso. No entanto, produtores ainda devem ficar atentos ao clima, pois, caso haja chuva volumosa, há a possibilidade de abortamento da primeira florada – que gera as melhores frutas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima em SC
floração
floradas de maçã
Fraiburgo (SC)
Maçã
pomares de maçã
produção